quarta-feira, 21 de julho de 2010

Receita de Sopa Afrodisíaca

ABÓBORA OU MORANGA, NA DÚVIDA...
VAMOS FALAR SOBRE A CABOTIÁ!

Quando pensamos em abóbora ou moranga... no mínimo um tipo vem a mente. Tem a de pescoço, deliciosa para fazer doce, ou a sem pescoço representante de outra receita bem conhecida – Camarão na moranga! Também tem a abobrinha verde, ótima para fazer refogada ou recheada.


As principais espécies de abóbora são: abóbora de pescoço, paulista, moranga, italiana, abóbora do campo, e a japonesa ou cabotiá.
Hoje vamos dar uma atenção especial a Cabotiá, é aquela mesma... de casca grossa!


De alto valor nutritivo, é rica em beta-caroteno, vitamina A, essencial para manutenção da saúde da pele e mucosas, evita infecções na regeneração celular.
Além da vitamina A apresenta em sua composição a niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, que tem a função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo.
Também é rica em sais minerais como cálcio e fósforo, que participam da formação de ossos e dentes, na contração muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos. Apresenta pouca gordura e muitas fibras.


Pode ser utilizada em diferentes receitas como: sopas, suflês, pães, refogada, assada.


Ao comprar, escolha as abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura, armazenar na parte baixa da geladeira.
Super dica:


Lembre de guardar as sementes, coloque para desidratar por 10 minutos em forno quente e desligado. A semente de abóbora é um ótimo vermífugo.


Receita especial


Sopa de abóbora
500g de abóbora em cubos*
1 cebola média
2 dentes de alho
1 talo de alho poro (em fatias finas)
1 folha de louro
1 litro de caldo de frango ou carne (preferencialmente caseiro)
1 colher (chá) de óleo
4 unidade de cravo da índia
½ xícara de salsa e cebolinha picada
Raspas de gengibre
Sal a gosto
# Leve ao fogo para dourar, a cebola e o alho. Adicione a abóbora em cubos e refogue por 3 minutos. Coloque tudo no liquidificador com um pouco de água, somente o necessário para bater. Depois de liquidificar, levar a mistura ao fogo adicionando aos poucos o caldo. Acrescentar o alho poro fatiado, o louro e os cravos e deixe no fogo por mais 10 minutos até engrossar. Salpique cheiro verde e sirva. Rendimento: 4 porções


Dicas:
* Pode comprar a cabotiá já descascada, mas o ideal é comprá-la inteira. Por isso, para facilitar a retirada da casca, cozinhe a cabotiá partida ao meio por 5 minutos na pressão, depois retire a polpa para o preparo da sopa.


* No final do preparo adicione 1 colher de sopa de farelo de aveia, tornando a receita mais nutritiva.

Lembre-se que os benefícios da abóbora são alcançados quando for consumida de maneira correta e para indicação específica!



Alimentação e Qualidade de Vida, procure sua Nutricionista!
Previna-se!

Débora Fernanda Basso
Consultoria Nutricional
(41) 8427-6158

# R: Carneiro Lobo, 570 Sala 404. Batel